POR UMA HISTÓRIA DAS ARTES DA CENA: WARBURG E UM CORPO PATHSFORMEL

Autores

  • Nirvana Marinho

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2019.20.1.2515

Resumo

A partir da historiografia proposta por Aby Warburg (1866-1929), este artigo traz como hipótese que é no Pathosformel que pode residir uma compreensão única da história das artes da cena, fazendo imagem e corpo um campo de ausências e, portanto, de conhecimento visceral, ou histórias de paixão contidas nestas. Debruçar-se sobre fragmentos e temporalidade, buscar traços de memória, rever os anacronismos possí­veis nos contam de uma historiografia de fantasmas, como chama Didi-Huberman (2013) sobre os estudos do também historiador de arte Warburg, um de seus mestres. Além da percepção das imagens, e do corpo lá nele velado, novas relações de sentido podem ressignificar nosso ofí­cio e processo de contar sobre o que não mais está presente. Com Lepecki (2017), Tavares (2017), podemos reconhecer que esse movimento já tem proposições na dança e no corpo. Com Lissovsky (2014), percebemos que o legado de Warburg é celebrar sua vida em morte.

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Biografia do Autor

Nirvana Marinho

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC, SP, 2006).

Referências

Referências bibliográficas

CANTINHO, Maria João. Aby Warburg E Walter Benjamin: A Legibilidade Da MemoÌria. In Hist. R., GoiaÌ‚nia, v. 21, n. 2, p. 24–38, maio/ago. 2016.

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TAVARES, Gonçalves. Atlas do corpo e da imaginação. Alfagidre, Editorial Caminho, 2013.

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Publicado

2019-06-04

Como Citar

MARINHO, Nirvana. POR UMA HISTÓRIA DAS ARTES DA CENA: WARBURG E UM CORPO PATHSFORMEL. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 20, n. 1, 2019. DOI: 10.33871/19805071.2019.20.1.2515. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/2515. Acesso em: 26 nov. 2024.