CONTRAESPAÇOS ENTRE DANÇA E ARQUITETURA: RELATO DE PROCESSO DE PESQUISA DE/EM CRIAÇÃO EM DANÇA

Autores

  • Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2017.17.2.2087

Resumo

Este artigo é constituí­do por um relato da defesa da coreotese de doutorado
desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da
Universidade Federal da Bahia, no qual são expostos os pontos de partida da pesquisa, seu desenvolvimento e amadurecimento ao longo do processo e como os capí­tulos foramorganizados em sua forma final. A pesquisa desenvolveu-se através da realização de umprocesso artí­stico-teórico de criação de uma obra de dança contemporânea, tendo comoponto de partida e inspiração a obra da arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid e seguiu asabordagens metodológicas da Prática como Pesquisa e da Pesquisa Guiada pela Prática,colocando em relação transversal os Estudos Coreológicos (Rudolf Laban e autoresrelacionados), estudos da dança, a arquitetura e as artes visuais. O processo, intituladoContraespaço, compreendeu e encadeou reflexões sobre possí­veis relações criativasentre dança e arquitetura, ao mesmo tempo considerando a produção e prática artí­sticoteóricaem dança do autor nos últimos 20 anos e rastros de suas principais influênciascoreográficas. A pesquisa ocupou-se em revelar o aspecto processual da criação emdança como pesquisa e como esse processo pode ser atravessado por inúmeros estí­muloscorporais, visuais e teóricos e em valorizar o campo da dança como articulador de relações
interartí­sticas e interdisciplinares. O processo foi informado pelos conceitos de imaginaçãoespacial, imaginação corporal e imaginação de movimento, cruzando os autores RudolfLaban, Gaston Bachelard e Maxine Sheets-Johnstone.

Palavras-chave: Dança. Arquitetura. Coreografia. Processo Criativo. Prática como
Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

LACERDA, C. M. C. L. CONTRAESPAÇOS ENTRE DANÇA E ARQUITETURA: RELATO DE PROCESSO DE PESQUISA DE/EM CRIAÇÃO EM DANÇA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 17, n. 2, 2017. DOI: 10.33871/19805071.2017.17.2.2087. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2087. Acesso em: 28 mar. 2024.