DAS PONTES AOS CASTIÇAIS: A PRODUÇÃO DE MOBILIÁRIO ARTÍSTICO EM MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII E OS OFÍCIOS MECÂNICOS

Autores

  • Angela Brandão

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.2.1606

Resumo

Este texto parte de um exemplo emblemático: um conjunto de cadeiras episcopais demadeira entalhada, atribuí­do a Antônio Francisco Lisboa. Se observarmos trabalhos de tantos artesãosanônimos no contexto de Antônio Francisco Lisboa, encontraremos uma versatilidade semelhante e amesma capacidade de transitar entre grandes obras de construção em madeira e peças de pequenoformato. A idéia de totalidade artí­stica poderia ser compreendida como sobreposição de atividadesentre os distintos ofí­cios em Minas Gerais, século XVIII e começos do XIX.


PALAVRAS-CHAVE: Antônio Francisco Lisboa; mobiliário brasileiro; barroco mineiro; rococómineiro.

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Publicado

2009-12-01

Como Citar

BRANDÃO, A. DAS PONTES AOS CASTIÇAIS: A PRODUÇÃO DE MOBILIÁRIO ARTÍSTICO EM MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII E OS OFÍCIOS MECÂNICOS. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 4, n. 2, 2009. DOI: 10.33871/19805071.2009.4.2.1606. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1606. Acesso em: 24 abr. 2024.