O corpo falante: narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX

Autores

  • Stephanie Dahn Batista

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2010.5.1.1577

Resumo

O presente artigo procura analisar a inscrição discursiva nas representações de nus em obras da pintura acadêmica brasileira durante o segundo Império, perí­odo no qual se percebe uma transição nas produçõe s no Rio de Janeiro: de um corpo, a princí­pio idealizado e enredado em narrativas mitológicas ou literárias (nude), para um corpo real, chamado nu moderno (naked). As várias representações do corpo imaginário indicam negociações que dizem respeito ao discurso do corpo, às relações sociais, às normas e aos valores de uma sociedade.

Palavras-chave: narrativas do corpo imaginário - nu em representação - pintura acadêmica século XIX

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

BATISTA, S. D. O corpo falante: narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 5, n. 1, 2010. DOI: 10.33871/19805071.2010.5.1.1577. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1577. Acesso em: 19 abr. 2024.