Entre o corpo e o desenho

Autores

  • Elisa Kiyoko Gunzi

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2010.6.1.1556

Resumo

Este artigo traz uma reflexão téorica acerca do processo artí­stico, tratando
de dois momentos: o que antecede o fazer – as intenções do artista " e o fazer
propriamente dito – a instauração da obra. A discussão concentra"se em torno dalinguagem do desenho, enfatizando seu caráter processual, onde percebemos que aintenção do artista materializa"se por meio de sua ação sobre o suporte. Para estareflexão, encontramos subsí­dio teórico dos autores Flávio Gonçalves e WalterBenjamin, a fim de vislumbrarmos o momento inaugural do objeto artí­stico, sob umenfoque fenomenológico. Em se tratando da ação, percebemos que o desenho tornaseprolongamento do corpo do artista, onde constatamos que é somente pelaexperiência do traço sobre o papel, que o artista viabiliza e dá forma a seus desejos,onde aqui, contamos com a abordagem psicanalí­tica de Juan David Nasio. Finalmente,relacionamos a ação do artista com o ato de costurar, segundo a reflexão de EdithDerdyk, que além de artista também escreve sobre o as questões formais e poéticasdurante o processo de construção do desenho.


Palavras"chave: desenho; intenção; fazer artí­stico.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

GUNZI, E. K. Entre o corpo e o desenho. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.33871/19805071.2010.6.1.1556. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1556. Acesso em: 28 mar. 2024.