Madame Bovary no cinema: fidelidade, traição e re"criação

Autores

  • Doris Munhoz de Lima

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2010.6.1.1551

Resumo

Este artigo focaliza a necessidade de um olhar especí­fico sobre a recriação
cinematográfica da obra literária, que não se constitui apenas em uma mera
transposição de linguagens, mas surge como um produto estético da experiência
profunda do leitor"cineasta com o texto original. A partir da análise de Madame
Bovary (1991), de Claude Chabrol, discorremos sobre os conceitos de fidelidade e
infidelidade, demonstrando a singularidade criativa da obra fí­lmica, o ponto de vistaadotado pelo diretor e a recriação cênica de elementos expressivos presentes textooriginal.


Palavras"chave: recriação, fidelidade, cinema, Madame Bovary

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

LIMA, D. M. de. Madame Bovary no cinema: fidelidade, traição e re"criação. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.33871/19805071.2010.6.1.1551. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1551. Acesso em: 29 mar. 2024.