METODOLOGIAS DE PERCURSO: ENCONTROS, TROCAS E FORMAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE CRIANÇAS E EDUCADORES EM MUSEUS

Autores

  • Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.14.1.1117

Resumo

O presente artigo versa sobre a formação de educadores de museus e foi construí­do a partir de resultados obtidos na pesquisa de conclusão de graduação em Artes Visuais na UNESPAR/FAP intitulada "Educadores, Formação e Processos de Mediação: crianças pequenas e arte contemporânea no museu" . Durante a pesquisa de campo, observei a prática e conversei com educadores de museus e, ao mesmo tempo, relembrei e refleti sobre a minha própria trajetória como educadora, iniciada anos antes, visando compreender como se dá o processo de formação desses profissionais. Esta abordagem me fez apreender como algumas dificuldades encontradas nesse campo de trabalho são fruto de uma conjuntura em que a educação não formal ainda é pouco valorizada nas universidades e nos próprios museus. Em paralelo a isso, observei como as instituições museais exercem um papel formativo para esta profissão, papel este do qual nem todos os museus têm ainda plena consciência, mas que ocorre, entre outras razões, devido às universidades não darem conta da totalidade de opções de atuação dos licenciados. Igualmente, saltou-me aos olhos o papel das crianças na formação desses profissionais: como em toda a profissão, aprende-se muito na prática, mas neste caso as crianças são companheiras nestes percursos, possibilitando novas trocas a cada encontro. Assim, o artigo tem como objetivo estimular a discussão sobre a importância da formação dos educadores para a construção de uma prática educativa crí­tica e, ao mesmo tempo, autoral e sensí­vel nos museus, tendo como aporte teórico autores como Anna Marie Holm (2007), Cayo Honorato (2011), Lev Vigotski (2007, 2009) e Maria Isabel Leite (2005, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado, Universidade Estadual do Paraná

Museóloga (COREM 5R.0100-II) e arte-educadora. Mestre em Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP) e em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Tem se aplicado sobretudo í  relação entre museus, arte e público.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

SALGADO, A. A. A. de O. METODOLOGIAS DE PERCURSO: ENCONTROS, TROCAS E FORMAÇÃO COMPARTILHADA ENTRE CRIANÇAS E EDUCADORES EM MUSEUS. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.14.1.1117. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1117. Acesso em: 26 abr. 2024.