A VISÃO ONTOLÓGICA DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA EPISTEMOLOGIA

UMA ABORDAGEM BASEADA NA EPISTEMOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.3.7107

Resumo

Este artigo visa abordar por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, conceitos, estudos, objetivos, de maneira ontológica sobre o Ecossistema de Inovação, bem como trazer uma abordagem epistemológica deste objeto de estudo. O objetivo geral é abordar o Ecossistema de Inovação através da epistemologia. Os objetivos específicos são conceituar epistemologia, apresentar ontologia e abordar uma conexão do Ecossistema de Inovação com CTS. A metodologia utilizada foi quanto à abordagem, pesquisa qualitativa, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos metodológicos é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos é por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A estrutura do artigo se divide em conceitos da epistemologia, abordagem epistemológica do Ecossistema de Inovação, apresentação da ontologia, uma visão ontológica do Ecossistema de Inovação e a conexão entre CTS e o Ecossistema de Inovação. Conclui-se que tendo o Ecossistema de Inovação como objeto, é abordado através da ontologia, a natureza do Ecossistema de Inovação é cognitiva, pois está ligado com o processo de assimilação de informações Já a Epistemologia será o caminho, o meio de como será produzido e comprovado esse conhecimento científico, a epistemologia demonstrará o caminho pelo qual o Ecossistema de Inovação percorrerá. Em relação ao Ecossistema de Inovação sob a ótica de CTS se deu pelo Ecossistema de Inovação ser um meio pelo qual há uma conexão entre Universidades, Instituições de Pesquisas, governo e empresas privadas, para produzir conhecimento científico, aplicar esse conhecimento em tecnologia, e através da inovação melhorar a situação econômica e social da comunidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LEANDRO ANGELO PEREIRA PEREIRA, INTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - Campus Paranaguá

Dr. na área de Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Professor Dr. do Programa de Pós-graduação da IFPR – Campus Paranaguá– PR (BRASIL).

SIDNEY REINALDO DA SILVA SILVA , INTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - Campus Paranaguá

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Dr. do Programa de Pós-graduação da IFPR – Campus Paranaguá – PR (BRASIL)

Claudio Nogas Nogas, Unespar -Campus Paranaguá

Dr. em Engenharia de Produção (UFSC), professor do Curso de Ciências Contábeis na Unespar – Campus Paranaguá – PR (BRASIL). 

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos