O HISTÓRICO E A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A COMUNIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE DA UNIOESTE DE FOZ DO IGUAÇU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8237

Palavras-chave:

Perspectivas na maturidade, Estudo extensionista, Qualidade de vida

Resumo

As instituições de ensino superior formam a base da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que impulsionam o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. O estudo tem como objetivo analisar, sob a ótica do desenvolvimento e da construção dos programas extensionistas no decorrer dos anos, o caso do programa de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Unioeste de Foz do Iguaçu, que tem como público-alvo cidadãos com idade a partir de 55 anos, apontando as principais iniciativas e atividades desenvolvidas ao longo dos anos, e que propiciaram maior qualidade de vida e melhoria das perspectivas e percepções quanto ao envelhecimento e amadurecimento. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa com objetivo descritivo, fazendo uso de pesquisa bibliográfica e documental. A partir da construção da pesquisa, tornou-se evidente o grau de importância dos programas de extensão para o ambiente acadêmico e sociedade em geral, visto que se trata de método propulsor do desenvolvimento local e, no caso específico do programa de extensão UNATI, de Foz do Iguaçu, notou-se resultados positivos que propiciaram melhoras nas dimensões física e emocional dos participantes, principalmente no que tange à reinserção social, bem-estar, saúde, compreensão sobre o processo de envelhecimento, integração social, qualidade de vida e melhoria da perspectiva quanto à fase de vida em que se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelize Baill, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista do NATI – Núcleo de Apoio à Terceira Idade.

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração com ênfase em Estudos Organizacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Subcoordenadora da UNATI UNIOESTE Foz e do NATI – Núcleo de Apoio à Terceira Idade.

Sara Tais Dos Santos Rivas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista do NATI – Núcleo de Apoio à Terceira Idade

Valdir Serafim Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Coordenador da UNATI UNIOESTE Foz e do NATI – Núcleo de Apoio à Terceira Idade

Referências

Bogler, P. (2023) Universidade da Terceira Idade em Foz do Iguaçu abre matrículas gratuitas para a comunidade, Foz do Iguaçu, 10 de março de 2023. H2FOZ. Disponível em: < https://www.h2foz.com.br/educacao/universidade-da-terceira-idade-em-foz-do-iguacu-abre-matriculas-gratuitas-para-a-comunidade/>. Acesso em 12 ago. 2023.

Cachioni, M. et al. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40, 81-103.

Cachioni, M. (2012). Universidade da Terceira Idade: história e pesquisa. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15, p. 01-08.

Cardoso, A.C. et al. (2015) O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO, v. 15, n. 2, p. 12-19.

César, S.B. (2013). A indissociabilidade “ensino, pesquisa, extensão” e a gestão do conhecimento: estudo em uma universidade brasileira. Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento – Universidade FUMEC, Belo Horizonte.

Coelho, B. (2019) Os diferentes tipos de pesquisa científica. Qual se aplica melhor a você? [S.l.], 20 de setembro de 2019. Mettzer. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/tipos-de-pesquisa/>. Acesso em 15 ago. 2023.

Dantas, M.W. & Guenther, M. (2021). Extensão universitária e desenvolvimento local sustentável: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e23010615243-e23010615243.

De Oliveira, A.N. & Rodrigues, L.P.S. (2019). A atividade extensionista e sua importância na formação acadêmica e profissional de discentes: relatos de experiências. VI Congresso Nacional da Educação – CONEDU.

De Paula, J.A. (2013). A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5-23.

De Souza, P.V.N.C.S & Da Silva, L.G. (2019). Perspectivas e desafios do envelhecimento inclusivo diante de uma sociedade líquida. Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA, 2358-4777, v. 29, n. 02, p.109-127, Jul-Dez 2019.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Godoy, E.I. et al. (2017). Gestão da informação: Cartilha conhecendo a extensão para aprimoramento da informação sobre as atividades oferecidas pela Pró-Reitoria. Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário, Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste.

Irigaray, T.Q. & Schneider, R.H. (2008). Participação de idosas em uma universidade da terceira idade: motivos e mudanças ocorridas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24, 211-216.

Lisbôa-Filho, F.F. (2022). Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria: FACOS-UFSM.

Melo, J.R. (2010). A extensão universitária na UFPE: uma análise sobre a produção extensionista na perspectiva docente 2004-2009. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco.

Monteiro, A. & Monteiro, E. (2013). Envelhecer na atualidade: perspectivas dos idosos. Trabalho de conclusão de curso. Mindelo: Universidade do Mindelo, Escola Superior de Saúde.

Nunes, A.L.P.F. & Da Cruz Silva, M.B. (2011). A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133.

Oliveira, F. & Goulart, P.M. (2015). Fases e faces da extensão universitária: Rotas e concepções. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 3.

Pereira, A.A.D.S. & Couto, V.V.D. & Scorsolini-Comin, F. (2015). Motivações de idosos para participação no programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16(2), 207-217.

Rodrigues, A.L.L. et al. (2013). Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148.

Serafim Junior, V. & Oderich, C.L. & Paredes, E.P. (2023). UNATI – Unioeste Campus Foz, os desafios da retomada presencial no pós pandemia covid-19. XXII SEU – Seminário de Extensão da Unioeste – Extensão da Teoria à Prática.

Unati – Universidade da Terceira Idade de Foz do Iguaçu. TV Imago, Notícias Institucionais – CNU, Cascavel, 12 de maio de 2017. Unioeste. Disponível em: <https://www.unioeste.br/portal/tv-imago/33-central-de-noticias/anteriores-central-de-noticias/40622-unati-universidade-da-terceira-idade-de-foz-do-iguacu>. Acesso em 14 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05