RODA DE CONVERSA COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDER E FLORESCER COM A PESSOA IDOSA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gisele Maria Ratiguieri Universidade Estadual do Paraná
  • Eliane de Oliveira da Silva Souza
  • Maria Antonia Ramos Costa
  • Célia Maria Gomes Labegalini

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8196

Palavras-chave:

Pessoa idosa, interação social, inclusão social

Resumo

O estudo objetiva descrever uma estratégia de promoção da interação social de pessoas idosas participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Trata-se de um estudo de caso descritivo e exploratório desenvolvido com usuários idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de um Centro de Referência da Assistência Social, localizado na cidade de Paranavaí, região noroeste do estado do Paraná. A promoção da interação social, cooperação e trabalho em equipe ocorreu por meio de atividades lúdicas que incentiva a igualdade, o pertencimento e a colaboração as quais, resultam em melhor qualidade de vida e fortalecimento das relações sociais. Para alcançar o desenvolvimento sustentável neste projeto, é necessário que a política pública adote abordagens inovadoras, investindo em recursos, sejam eles humanos ou  equipamentos, a fim de promover a inclusão social e criar um mundo mais justo, onde as necessidades das pessoas sejam atendidas. Neste caso a necessidade de fortalecer vínculos comunitários e ampliar a rede de apoio se dá por meio do resgate à cultura de visitas aos domicílios de pessoas idosas, com vista a minimizar o isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Brasil. (2017). Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Departamento de Proteção Básica (DPSB). Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Brasília, 10 de julho de 2017.

Brasil. (2022). Ministério da Cidadania. Secretaria Especial de Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Assistência Social. Departamento de Proteção Básica. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Brasília, junho de 2022.

Lima, L. L. C. (2023). A competição de dança de salão e o envelhecer: narrativas das pessoas idosas atletas da Universidade São Judas Tadeu, (Dissertação de mestrado).

Mendonça, A.K.L., Vasconcelos, B.K.G., & Lima, R.A.C. (2019) Entre Gerações: a importância das relações intergeracionais no trabalho social com idosos, no SESC Doca em Belém/PA. In: 30º ENAREL Encontro Nacional de Recreação e Lazer e IX Seminário de Estudos do Lazer. 2019.

Silva, A. R. L., da Silva, A. E., da Silva, C. C., da Silva, L. A., França, L. N., de Souza, M. J., & Duque, M. A. A. (2020). A contribuição das atividades lúdicas para melhoria na saúde do idoso. Brazilian Journal of health Review, 3(3), 4650-4665.

Soares, L.C.R., & Martins, D.A.F. (2020). “Se esta rua fosse minha...”: processos educativos decorrentes de práticas sociais em artes. Revista de Educação Popular, 19(3).

Soares, M.U., Facchini, L.A., Nedel, F.B., Wachs, L.S., Kessler, M., & Thumé, E. (2021). Social relationships and survival in the older adult cohort. Revista Latino-americana de Enfermagem, 29, e3395.

Valdevino, B. T., Santos, J. E. S., de Oliveira, F. A., Pereira, J. W. L., Silva, W. I. F., & Farias, A. D. (2023). Café da tarde: roda de conversa com idosos. Caderno Impacto em Extensão, 3(1).

Zimerman, G.I. (2000). Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2023-10-05