O início de carreira de uma professora que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.31.263-279

Palavras-chave:

Formação de professores, Início de carreira, Matemática, Anos iniciais

Resumo

O objetivo, neste artigo, foi identificar e discutir desafios de uma professora iniciante que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Desenvolveu-se um estudo de caso que oportunizou a utilização de diferentes fontes de dados e o uso da triangulação para análise. São aqui apresentados dados da narrativa oral da professora. As discussões realizadas indicaram que a professora apresentou características do início de carreira e também de professores experientes, revelando que esses momentos não tem fronteiras e limites bem delimitados. Sobre a sobrevivência, a docente explicitou insegurança por ser sujeito da pesquisa, dificuldades em relação a ensinar matemática, em lidar com alunos com deficiência e com situações inesperadas. Além disso, as reflexões evidenciaram também aspectos da descoberta como buscar formação continuada, satisfação em conseguir desenvolver atividades planejadas, utilizar jogos e questionar sobre a avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Ministério da Educação. Disponível em: https://bit.ly/3IMufVN. Acesso em: 13 dez. 2021.

MARGARIDA. Entrevista concedida à Francisca Edjane Scacabarossi. Boa Vista, 20 set. 2018.

Referências

ANDRADE, Janaína Araújo et al. O processo de avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental: uma contribuição à prática diagnóstica e formativa do educador/avaliador. In: Congresso Nacional de Educação. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2015, p. 1-12.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A jovem pesquisa educacional brasileira. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 11-23, set./dez. 2006.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Processos formativos em Matemática de alunas-professoras dos anos iniciais em um curso a distância de Pedagogia. São Carlos. 309f. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2012.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Narrativas de alunas-professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma cultura de aula de Matemática. Bolema, v. 28, n. 49, p. 875-895, ago. 2014.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Matemática nos anos iniciais. Educação & Realidade, v. 39, n. 4, p. 977-984, out./dez. 2014.

CEZARI, Valéria Galvão França; GRANDO, Regina Celia. Cultura de aula de matemática presente nas narrativas de formação por professores do ensino fundamental. Horizontes, v. 26, n. 1, p. 89-96, jan./jun. 2008.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

CORRÊA, Priscila Monteiro; PORTELLA; Vanessa Cristina Máximo. As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão. Olhar de Professor, v. 15, n. 2, p. 223-236, 2012.

CORSI, Adriana Maria. Professores iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no ensino fundamental. In: Reunião Anual da ANPED. Anais... Caxambu: ANPED, 2008, p. 1-15.

COSTA, Flávia Fernanda. Formação inicial de professores: novas políticas para velhas práticas. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais... Caxias do Sul: ANPED, 2012, p. 1-17.

CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GRANDO, Regina. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995, p. 31-61.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MARIANO, André Luís Sena. Aprendendo a ser professor no início da carreira: um olhar a partir da ANPED. In: Reunião Anual da ANPED. Anais... Caxambu: ANPED, 2008, p. 1-5.

MARQUES, Washington Campos. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 284f. Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2013.

NACARATO, Adair Mendes. A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras. Educação Matemática Pesquisa, v. 15, n. 4, p. 837-855, 2013.

NACARATO, Adair Mendes. A formação matemática das professoras das séries iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, v. 23, p. 905-930, 2010.

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lucia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, v. 12, n. 21, p. 9-34, jun./jul. 2004.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 217, p. 382-400, 2006.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; LUGLE, Andreia Maria Cavaminami. O PIBID/Pedagogia da UEL: compondo a ação docente. EntreVer, v. 3, n. 4, p. 278-291, jan./jun. 2013.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 39-56, 2010.

PERIN, Andréa Pavan. Vivências de professores de matemática em início de carreira. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 243-251, 2011.

PONTE, João Pedro. Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores. Movimentos: Revista de Educação, n. 14, p. 1-20, 2013.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Professores principiantes no Brasil: questões atuais. In: Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia. Anais... Santiago: [s. I.], 2012, p. 1-12.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-20