A docência no Ensino Superior: mapeamento da formação inicial e continuada dos professores de Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.30.265-280

Palavras-chave:

Formação docente, Saberes docentes, Administração, Docência universitária

Resumo

Examina a formação pedagógica dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) por meio do mapeamento das formações iniciais e continuadas – em especial, a dos professores e os saberes necessários para o exercício do magistério. A pesquisa envolveu estudos bibliográficos e uma análise quantitativa de todos os docentes atuantes na área de Administração na IES em maio de 2020. Os principais fundamentos teórico-metodológicos do estudo, foram Tardif (2002), Gauthier et al. (2013) e Pimenta e Anastasiou (2014). Na pesquisa, foi estudado o vínculo institucional de cada partícipe com a Universidade, formações inicial, continuada, formação complementar, bem como produção bibliográfica, cujos resultados apontaram a necessidade de uma formação pedagógica contínua, assim, contribuindo para o desenvolvimento profissional da categoria.

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Publicado

2021-09-15

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