Estudantes bolsistas e programas de ampliação de acesso ao Ensino Superior: estudo de caso em uma instituição comunitária regional catarinense

Autores

  • Ana Karina Brocco
  • Nadir Zago

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.301

Resumo

Inscrito no campo da Sociologia da Educação, este trabalho dedica-se à análise do processo de democratização do ensino superior brasileiro. Em específico, volta-se para uma instituição de ensino superior comunitária, localizada na região Oeste de Santa Catarina. Em instituições como esta, o acesso e a permanência de universitários de famílias de baixa renda, tem se dado através da inserção em programas de bolsas de estudo integrais ou parciais, oriundos de políticas públicas federal e estadual. Busca-se analisar, por meio de dados quantitativos e qualitativos, o programa de bolsas de estudo federal, as características sociais e acadêmicas de seus beneficiários, bem como a condição material de permanência desses estudantes no ensino superior.

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Publicado

2017-05-12