Guarani, Kaingang e Xetá: o curso de pedagogia para os povos indígenas/bilíngue da Unicentro na terra indígena Rio das Cobras em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.30.58-76

Palavras-chave:

Culturas, Educação do Campo, das Águas e das Florestas, Ensino Remoto, Etnias

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão em torno de como o Curso de Pedagogia para os Povos Indígenas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), organizado de forma bilíngue, desenvolveu-se durante a pandemia de Covid-19. Para desenvolver esse objetivo, situamos o leitor na constituição do Curso e de como ele se estrutura pensando a língua materna de três etnias: Guarani, Kaingang e Xetá; e o português no seu currículo. Empregamos uma análise com pesquisadores que trabalharam com essa temática, promovendo uma discussão bibliográfica e documental. Como resultados, percebemos que, apesar dos processos terem se desenvolvido de maneira satisfatória, há ainda muito a avançar nos debates sobre ensino remoto emergencial, principalmente para os povos indígenas.

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Publicado

2021-09-15