A formação inicial de professores de Geografia: entre memórias escolares e experiências docentes

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7891

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Ensino de Geografia, Narrativas

Resumo

O artigo aborda a licenciatura em Geografia e, nela, busca compreender o papel das memórias das experiências escolares e o diálogo com docentes da educação básica na formação inicial. Utiliza registros de uma disciplina do curso e o grupo focal como estratégia de geração dos dados. A análise identifica a necessidade de ampliação de oportunidades de aproximação entre teoria e prática da/na profissão. Também revela incertezas em relação às aprendizagens acadêmicas como capazes de dar conta dos desafios da profissão. Outro aspecto, vivências com a Geografia escolar e influências na formação inicial, indicou que o diálogo entre estudantes e docentes da escola básica é promotor de aprendizagens, porém, não há necessariamente um entendimento de que esses sujeitos são colaboradores da formação. A investigação indica que as experiências da vida escolar dos graduandos influenciaram em suas escolhas pela docência e o tipo de formação inicial vivenciada interfere em suas expectativas profissionais.

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção