Narrativas de professores: saberes profissionais na construção do saber fazer docência

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DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7867

Palavras-chave:

Ensino, Saberes pedagógicos, Narrativas de profissionais

Resumo

Este texto está fundamentado em estudos acerca da narrativa e da reflexividade das experiências vivenciadas em diferentes contextos, vinculado a um projeto de pesquisa sob o título “Narrativas de Saberes Profissionais: diálogos sobre o agente de letramento e o ensino de línguas”. A finalidade deste artigo é analisar os saberes profissionais na construção do fazer docente por meio de narrativas de professores em tempos de pandemia. Os sujeitos foram três professores regularmente matriculados no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Campo Grande, com entrevistas semiestruturadas, que serviram de instrumentos de recolha das narrativas. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos de Street (2003), Nóvoa (2010) e Passeggi (2021). Trata-se de estudo de natureza descritivo-interpretativa, narrativo, apontando como resultados um panorama de ressignificação de práticas de ensino e a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica na formação continuada de professores.

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Referências

Fontes

DOCENTE 01. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021

DOCENTE 02. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021

DOCENTE 03. Entrevista concedida à Neide Araujo Castilho Teno. Campo Grande, 2021

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção