Narrativas (auto)biográficas de professores(as) do Nordeste brasileiro: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7840

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas, Formação e prática de professores(as), Nordeste do Brasil

Resumo

O artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura e objetivou mapear as narrativas (auto)biográficas de professores(as) do Nordeste do Brasil, a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e/ou pós-graduação, assim como outros tipos de produção que as apresentam. Utilizamos, como campo investigativo, os repositórios institucionais online de 16 universidades federais dessa região do país, a partir de descritores para busca dos trabalhos. Após estabelecermos critérios de inclusão e exclusão, totalizamos 406 trabalhos, contabilizados e analisados por ano de publicação, instituição de origem, nível de ensino, formato e tipo do trabalho, método utilizado, contexto de ensino/aprendizagem e campo disciplinar. Os resultados revelam que as pesquisas sobre essa abordagem teórica e metodológica vêm sendo amplamente produzidas nos diversos campos disciplinares, indicador de que a abordagem (auto)biográfica na comunidade acadêmica é utilizada como metodologia e se consolidado como campo de pesquisa.

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens biográficas e narrativas em formação, pesquisa e intervenção