A ocupação de Guarapuava: desigualdades socioespaciais e educacionais a partir da perspectiva decolonial latino-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.35.101-122

Palavras-chave:

Colonialismo, Urbanização, Desigualdades socioespaciais, Desigualdades educacionais

Resumo

A partir da perspectiva decolonial, o presente estudo é composto de reflexões teóricas sobre a influência do colonialismo na produção de desigualdades sociais e, consequentemente, educacionais, no espaço urbano da cidade de Guarapuava, no Paraná, e sobretudo as produzidas em torno da ideia de “raça”, conceito empregado para diferenciar sujeitos e hierarquizar as relações sociais. Para tanto, partimos da análise das origens de Guarapuava, discorrendo sobre seu modelo constituído por urbanização e territorialização, concepções, conceitos, planos e práticas de produção e uso dos espaços. Por meio dos aspectos históricos, despertamos o entendimento acerca das desigualdades consolidadas na sociedade latino-americana de que o fenômeno urbano é um acúmulo de bens culturais, assim o resultado que temos é cumulativo de todos os acontecimentos históricos, visto que a urbanização é uma das tendências globais mais nítidas e que, no decorrer do tempo, vai adquirindo determinadas especificidades.

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Publicado

2023-06-05

Edição

Seção

Dossiê: Sociedade, Cultura e Fronteiras: relações, sensibilidades e conflitos em uma perspectiva interdisciplinar