“Multiperspectividade” e controvérsias no documentário “Guerra do Paraguai – a nossa grande guerra”

Autores

  • Eder Cristiano de Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Alba Beatriz Salinas Benítez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v11i23.628

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, multiperspectividade, indústria cultural

Resumo

O documentário “Guerra do Paraguai: a nossa grande guerra” (RUAS, 2015) aborda a história da Guerra do Paraguai, mesclando depoimentos de intelectuais e figuras públicas com a narração dos fatos, ilustrados pela dramatização/reconstituição das cenas narradas. Ao analisar esta produção, o presente artigo visa refletir sobre as formas pelas quais a indústria cultural difunde produções que se apropriam de questões históricas e constituem noções e sentidos que são partilhados socialmente. O conceito central é a multiperspectividade expressa na obra e o problema identificado relaciona-se ao fato desta inclinar-se a um relativismo simplista e criar uma visão negativa da nação paraguaia no processo histórico em questão, explicitando também inclinações ideológicas no debate historiográfico.

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Publicado

2019-05-13