A escola e sua interface com a luta pelo território: conquista do Povo Puruborá, RO

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Ramos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v11i23.590

Palavras-chave:

Escola, território, povo Puruborá, indígena

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a relação entre a conquista da escola indígena e a (re)demarcação do Território Puruborá. Trata-se de produto de uma pesquisa de mestrado, do tipo etnográfico, realizada no município de Seringueiras, RO. Os dados foram produzidos por meio de análise documental, observação participante e entrevistas. A análise se deu por meio da triangulação dos dados, em articulação com o referencial teórico utilizado. Os resultados indicam que a conquista da escola, neste contexto, está atrelada às demais lutas desse povo indígena e decorre do histórico processo de sua organização em torno da reivindicação da (re)demarcação do seu território tradicional.

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Publicado

2019-05-13