EMI em foco: percepções, possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2020.12.26.43-61

Palavras-chave:

Ensino Superior, Internacionalização, English Medium of Instruction, Programa “O Paraná Fala Idiomas/Inglês”

Resumo

A internacionalização das universidades brasileiras reflete no uso da língua inglesa como meio de instrução (English as medium of instruction – EMI) em cursos e disciplinas de graduação e pósgraduação. O presente trabalho visa analisar o impacto de um curso de extensão de EMI oferecido pelo Programa “O Paraná Fala Idiomas/Inglês”, em uma universidade pública paranaense. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa; os dados foram gerados por meio de questionários a docentes participantes do referido curso, com o intuito de compreender as expectativas iniciais e finais desses docentes com relação ao curso e às práticas e conteúdos a ele associados. Os resultados apontam, dentre outras constatações, que parte dos desafios atrelados ao desenvolvimento de ações em EMI pode ser superada por meio de iniciativas que promovam a adaptação das aulas ao contexto do EMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLAN, Jo; CLARKE, Karen; JOPPLING, Michael. Effective teaching in higher education: perceptions of first year undergraduate students. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 21, n. 3, p. 362372, 2009.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, UNIVILLE, 2005, p. 11-38.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, UNIVILLE, 2005, p. 67-101.

BENTO, Jorge Olímpio. Em defesa da língua portuguesa: como é que se chegou ao abandono e à desconsideração da língua portuguesa na Universidade? Ensino Superior Unicamp. 18 ago. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2VRGolM>. Acesso em: 20 abr. 2020.

DEARDEN, Julie. English as a medium of instruction: a growing global phenomenon. Londres: British Council, 2014.

EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões; GIMENEZ, Telma. English as a lingua franca in an online teacher education program offered by a State University in Brazil. In: MATSUDA, Ana (Ed.). Preparing teachers to teach English as an international language. Bristol: Multilingual Matters, 2017, p. 126-133.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.

GIMENEZ, Telma et al. English as a medium of instruction in two state-funded Brazilian higher education institutions from an English as a lingua franca perspective: policy in practice. Londres: British Council, 2019.

GIMENEZ, Telma et al. Guide to English as a medium of instruction in Brazilian higher education institutions 2018-2019. Londres: British Council/FAUBAI, 2018.

LEFFA, Vilson. Língua estrangeira hegemônica e solidariedade internacional. In: KARWOSKI, Acir Mário; BONI, Valéria de Fátima Carvalho Vaz (Orgs.). Tendências contemporâneas no ensino de inglês. União da Vitória: Kaygangue, 2006, p. 10-25.

MARTINEZ, Ron. English as a Medium of Instruction (EMI) in Brazilian higher education: challenges and opportunities. In: FINARDI, Kyria Rebeca (Org.). English in Brazil: views policies and programs. Londrina: Eduel, 2016, p. 191-228.

ROSE, Heath. A Global Approach to English Language Teaching: Integrating an International Perspective Into a Teaching Methods Course. In: MATSUDA, Ana (Ed.). Preparing teachers to teach English as an international language. Bristol: Multilingual Matters, 2017, p. 119-125.

SCHLATTER, Margareth; GARCEZ, Pedro de Moraes. Línguas adicionais na escola: aprendizagens colaborativas em Inglês. Erechim: Edelbra, 2012.

SILVA, João Carlos Lima e. Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem. Refaz, v. 1, n. 2, p. 19-31, 2015.

VERDU, Fabiane Cortez. EMI (English as a Medium of Instruction) como estratégia de internacionalização em casa: um estudo de caso num programa de pós-graduação em administração. In: encontro da associação dos programas de pós-graduação em administração. Anais... Maringá: ANPAD, 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-02