Análise sobre orientações da Organização Internacional do Trabalho referentes ao trabalhador migrante e a legislação infraconstitucional brasileira

Autores

  • Laís Cerqueira Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Pablo Martins Bernardi Coelho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v12i25.691

Palavras-chave:

Lei de Migração, direitos trabalhistas, migrante.

Resumo

O presente trabalho apresenta os direitos e garantias constitucionais e infraconstitucionais para os migrantes no Brasil. Como finalidade, o estudo busca entender se o país se encontra de acordo com as diretrizes internacionais em relação aos direitos humanos, política migratória e, mais especificamente, as garantias trabalhistas ao migrante. A pesquisa coloca em confronto a segurança nacional e os direitos e garantias fundamentais, através de legislação e orientações internacionais, destacada a dignidade da pessoa humana, a fim de entender se são respeitados os direitos inerentes ao ser humano ou se o interesse estatal prevalece por conta da instabilidade à soberania e segurança nacional na chegada de estrangeiros no país, com o resultado evidente de mudança na legislação para um olhar humanitário em relação ao migrante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Instituiu a Lei de Migração. 2017. Disponível em: <http://bit.ly/2QMqBm6>. Acesso em: 19 mar. 2019.

FARENA, Maritza Natalia Ferretti Cisneros. Direitos humanos dos migrantes: ordem jurídica internacional e brasileira. Curitiba: Juruá, 2012.

GOMES, Juliana Marques. Imigrantes indocumentados no Brasil: uma análise sob o enfoque do Direito do Trabalho. 96f. Graduação em Direito pela Universidade de Brasília. Brasília, 2013.

LESSA, Danielle Karine Pincerno Favaro Trindade de Miranda. Direitos Fundamentais do Migrante Internacional: mudança de paradigma legislativo frente ao novo contexto migratório global. 268f. Mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 5 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 8 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

Downloads

Publicado

2020-01-21