As relações entre corpo e gênero na escola

Autores

  • kelly Cristiny Martins Evangelista Universidade Federal de Goiás
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.312

Palavras-chave:

Corpo, gênero, controle, escola

Resumo

O trabalho pretende apresentar algumas cenas escolares relacionadas às questões de gênero presentes em uma escola de Goiânia. Para isso, buscamos observar como o controle do corpo está presente na escola e como aparecem as relações de gênero nas aulas de Educação Física. A pesquisa ocorreu em quatro turmas do ensino fundamental de uma escola estadual, em novembro de 2015. Os instrumentos utilizados foram: observação e anotações de campo. Os resultados demonstraram que a intervenção pedagógica não foi eficiente para enfrentar os desafios que as concepções generificadas de corpo e de atividades corporais têm apresentado. O espaço escolar reproduziu valores culturais de exclusão dos mais fracos, lugar de controle dos corpos dos menos habilidosos e das meninas, refletindo práticas sociais sexistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

kelly Cristiny Martins Evangelista, Universidade Federal de Goiás

Graduada pela Universidade Estadual de Goiás (2012); especialista em docência do ensino superior (2014). Ministrou aulas pela secretaria Estadual de Educação de Goiás entre 2012 e 2014 e oficinas de danças populares no projeto mais educação em 2013. Trabalha com ênfase nas temáticas Prática Pedagógica, Educação Física Escolar, Dança, Natação, Gênero e Inclusão. Atualmente exerce atividades relacionas aos processos de inclusão no ensino superior na Universidade Estadual de Goiás.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, indústria cultural, estética, saúde e atividade física/práticas corporais.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos