Idosos na EJA: contribuições a partir do periódico psicologia: reflexão e crítica (de 2000 a 2012)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.569Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, sujeitos da EJA, idosos, educação ao longo da vidaResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica dedicada à seleção e à análise de 40 artigos do periódico brasileiro “Psicologia: reflexão e crítica”, publicados entre os anos 2000 a 2012, com objetivo de organizar elementos que contribuem com o atendimento aos idosos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entendendo-os como sujeitos que compõem esta modalidade da educação básica. Para realizar a análise dos artigos, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram nove elementos que subsidiam a reflexão e a ação voltadas ao atendimento aos sujeitos idosos na EJA, tendo como base suas especificidades, interesses e necessidades. Sugere-se a relevância social e acadêmica da temática dos idosos na EJA e o fomento de novos estudos e pesquisas, a fim de potencializar a produção científica na área da educação e fortificar o conhecimento sobre a prática pedagógica voltada a essa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Adriana Zakia Costa, Fabiana Marini Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.