Aproximações entre participação e empoderamento em uma perspectiva emancipatória

Autores

  • Cristiane Gonçalves Souza
  • Dirceia Moreira
  • Jussara Ayres Bourguignon

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v6i11.240

Resumo

Este artigo busca sistematizar elementos teóricos que contribuam para reflexão sobre as categorias participação e empoderamento. Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a pesquisa bibliográfica sendo o método dialético aquele que sustenta este artigo. O empoderamento é uma categoria de análise de ações que tenham como finalidade favorecer que indivíduos, grupos ou instituições passem de uma situação de opressão e resignação a uma situação de conquista de vez e voz. No entanto, para o desencadeamento de tal processo se faz necessário refletir sobre a concepção e as características atribuídas ao empoderamento, bem como sobre suas possibilidades e limites por meio da participação social de sujeitos envolvidos neste processo. Articulada a esta reflexão, o artigo retoma as contribuições da educação libertadora como potencializadora dos processos de empoderamento e participação social.

 

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Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigos