Elementos para uma história da exclusão das mulheres brancas norte-americanas do campo literário a partir da obra de Joyce Johnson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2022.14.32.137-150

Palavras-chave:

Geração Beat, Joyce Johnson, Memória

Resumo

O presente trabalho busca analisar a exclusão feminina das mulheres brancas norte-americanas do campo literário no movimento de contracultura estadunidense Geração Beat, através das obras “Come and Join the Dance” e “Minor Characters”, ambas de Joyce Johnson. A partir dos conceitos de documento/monumento e de memória, ambos de Le Goff (2013), justificamos a historicidade das obras literárias e demonstramos que o romance e o livro de memórias de Johnson são peças chave para redescobrir a história esquecida das mulheres que, em uma recusa à conformidade estadunidense dos anos 1950, escolheram se envolver com autores revolucionários à sua maneira, mas que repetiam padrões de exclusão feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARKTY, Sandra Lee. Feeding egos and tending wounds: deference and disaffection in women's emotional labor. In: BARKTY, Sandra Lee. Femininity and domination: studies in the phenomenology of oppression. London: Routledge, 2011, p. 99-119.

BREINES, Wini. Young, white and miserable: growing up female in the fifties. Boston: Beacon Press, 1992.

CHARTIER, Roger; HANSEN, João Adolfo. Debate: literatura e história. Topoi, v. 1, n. 1, p. 197-216, 2000.

CREMONESE, Bárbara. Vozes silenciadas: as mulheres da Geração Beat. 87f. Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás. Catalão, 2018.

DAVIDSON, James West. Uma breve história dos Estados Unidos. Porto Alegre: L&pm, 2016.

EHRENREICH, Barbara. The hearts of men: American dreams and the flight from commitment. Nova York: Anchor; Doubleday, 1983.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

GIL, Antonio Carlos Amador. O campo das possibilidades: texto, documento e existência. Contexto, n. 10, p. 113-122, 2003.

GRACE, Nancy; JOHNSON, Ronna. In the Night Café: joyce Johnson. In: GRACE, Nancy; JOHNSON, Ronna (Orgs.). Breaking the rule of cool: interviewing and reading women beat writers. Jackson: University Press of Mississipi, 2004, p. 181-204.

GRACE, Nancy; JOHNSON, Ronna (Eds.). Girls who wore black: women writing the Beat Generation. New Jersey: Rutgers, 2002.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

JOHNSON, Joyce. Minor characters: a young woman’s coming of age in the beat orbit. New York: Penguin Books, 1999.

JOHNSON, Joyce. Come and join the dance. Nova York: Open Road Integrated Media, 2014.

JOHNSON, Ronna. “And then she went”: beat departures and feminine transgressions in Joyce Johnson's Come and Join the Dance. In: GRACE, Nancy; JOHNSON, Ronna (Eds.). Girls who wore black: women writing the Beat Generation. New Jersey: Rutgers, 2002, [s.I.].

KARNAL, Leandro; et al. A história dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.

KEELING, Megan. On the margins of cool: women poets of the Beat Generation. 70f. Bachelor in Arts: English for Faculty of Arts and Sciences. New York, 2011.

KEROUAC, Jack. Desolation angels. New York: Penguin Books, 1995.

KEROUAC, Jack. On the road; Os subterrâneos; Os vagabundos iluminados. Porto Alegre: L&PM, 2013.

KEROUAC, Jack. Tristessa. Porto Alegre: L&PM, 2006.

KNIGHT, Brenda. Women of the Beat Generation: the writers, artists and muses at the heart of a revolution. Berkeley: Conari Press, 1996.

KOSELLECK, Reinhart. Espaço de experiência e horizonte de expectativa: duas categorias históricas. In: ____. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006, p. 305-327.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2013.

MARQUEZ, Rodrigo Oliveira. Teoria da História: Hayden White e seus críticos. 179f. Mestrado em História pela Universidade de Brasília. Brasília, 2008.

MILLER, Nancy. But enough about me, what do you think of my memoir? The Yale Journal of Criticism, v. 13, n. 2, p. 421-436, 2000.

MURRIN, John et al. Liberty, equality, power: a history of the American people, v. 2: Since 1863. Boston: Cengage Learning, 2008.

PINTO, Céli Regina Jardim. Feminismo, história e poder. Revista de Sociologia e Política, v. 18, n. 36, p. 15-23, jun. 2010.

SIQUEIRA, Emanuela Carla. Meu nome em cada página, em cada palavra uma mentira: o caderno sobrevivente de Elise Cowen pela crítica literária feminista. 144f. Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

UMBACH, Rosani Ketzer. Literatura e história: os discursos da memória. Fragmentos, n. 39, p. 105-119, 2010.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Dossiê: O espaço (auto)biográfico: indivíduo, memória e sociedade