A improvisação musical como ação política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8172

Palavras-chave:

improvisação musical, ação política, educaç˜åo musical

Resumo

Neste texto pretendo aprofundar as reflexões a respeito das dimensões políticas da improvisação musical tendo como referência as atividades de ensino e pesquisa que desenvolvo no Departamento de Música da Universidade de São Paulo há mais de 20 anos, principalmente através das práticas desenvolvidas com a Orquestra Errante. A proposta é investigar de que formas a improvisação pode funcionar como ação política contra formas de opressão que ocorrem na sociedade contemporânea, combatendo a exclusão, o racismo e o patriarcado. Para a realização dessa tarefa, estabeleço diálogos com perspectivas e teorias decoloniais, afrológicas e feministas.

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Biografia do Autor

Rogerio Costa, USP

Professor, compositor e saxofonista ligado ao Departamento de Música da ECA/USP. Possui vasta produção bibliográfica sobre improvisação publicada em revistas, anais de congresso e livros (vide https://usp-br.academia.edu/Rog%C3%A9rioCosta). Atualmente é um dos pesquisadores principais do Nusom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP - http://www2.eca.usp.br/nusom/) onde desenvolve projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia e ciências cognitivas. O mais importante dos seus projetos artísticos atuais relacionados a esta pesquisa é a Orquestra Errante (http://www.orquestraerrante.eca.usp.br/).  Links: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=8xeX6eYAAAAJ e https://lattes.cnpq.br/1102723692631539

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Costa, R. (2023). A improvisação musical como ação política. O Mosaico, 17(2), 80–98. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8172

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida