Música e imagem

reflexões sobre uma “improvisação livre coletiva” inspirada na pintura “O Pescador” de Tarsila do Amaral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8161

Palavras-chave:

Música e Imagem, Improvisação Livre, Tarsila do Amaral, Ensino Coletivo, Ambisonic

Resumo

Este artigo tem por objetivos compartilhar, refletir e relatar o percurso metodológico adotado para a criação de uma improvisação musical coletiva, inspirada na pintura “O Pescador” de Tarsila do Amaral e nos conceitos de improvisação livre de Machado (2014 e 2018). O processo criativo foi conduzido remotamente pelo autor durante a pandemia de COVID-19, em colaboração com o Grupo de Referência “Camerata de Violões de Araçatuba” do Projeto Guri, por meio de três encontros realizados através da plataforma de webconferência Zoom. A obra resultante foi incorporada à “Suíte Tarsila do Amaral”, uma peça inédita em 5 movimentos, criada pelo grupo em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A improvisação livre foi registrada em vídeo pelos participantes e editada no software DaVinci Resolve, enquanto a edição e mixagem das faixas de áudio foram realizadas no software Reaper, com duas faixas especializadas no domínio Ambisonic através dos plug-ins StereoEncoder Ambisonic e BinauralDecoder do Institute of Electronic Music and Acoustics (IEM Plug-in Suite).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Campos Machado, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; professor associado do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais; pesquisador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas em Música (NUPPIM) e do Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT); coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Multimídia (LABMUL). E-mail: andrecampos1965@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0640395027024026

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Campos Machado, A. (2023). Música e imagem: reflexões sobre uma “improvisação livre coletiva” inspirada na pintura “O Pescador” de Tarsila do Amaral. O Mosaico, 17(2), 15–36. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8161

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida