Andanças improvisatórias

Do corpo dinâmico à memória poética

Autores

  • Ana Luisa Fridman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8118

Palavras-chave:

Improvisação, Corporeidade, Ritmo, Performance

Resumo

Neste artigo traçamos uma linha temporal abarcando pesquisas, relatos e experiências nas quais a prática da improvisação na composição, na performance e em propostas para a graduação em Música se encontram. Neste percurso são trazidos estudos das áreas de Educação, da Etnomusicologia e da Cognição Musical com o intuito de contribuir para ampliar as ideias de improvisação a partir de experiências corporificadas, imersivas e espacializadas em processos criativos pessoais e seus desdobramentos. Conceitualmente, partimos da ideia da corporeidade como via cognitiva para o estudo de fenômenos rítmicos em propostas que conectam o movimento à performance no instrumento, traçando paralelos entre vivências em processos composicionais que se utilizam da improvisação e sua aplicação direta em contextos formativos de Música. Ao final deste percurso, sugerimos que as interações com o meio a partir de iniciativas de improvisação contribuam para a formação de espaços coletivos de memória, em um contexto onde o percurso artístico encontra-se com o percurso didático em situações poéticas, dinâmicas e corporificadas.

 

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Biografia do Autor

Ana Luisa Fridman, Universidade de São Paulo

Compositora e pianista de formação erudita e popular, com graduação em Musica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Composição e Performance no California Institute Of The Arts (2000) e cursos de extensão e estágio na Guildhall School of Music and Drama, (2001, 2008 e 2012). Atua nas áreas de Composição, Performance (piano), Percepção, Educação e Improvisação. Em 2013 concluiu o doutorado pelo departamento de Música da ECA/USP sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Luiz Moraes Costa e em 2017 concluiu pesquisa de pós-doutoramento no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora-NICS/UNICAMP, sob a supervisão do Prof. Dr. Jônatas Manzolli. Atualmente é docente e pesquisadora no departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. http://lattes.cnpq.br/3071810672166565

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Fridman, A. L. (2023). Andanças improvisatórias : Do corpo dinâmico à memória poética. O Mosaico, 17(2), 135–152. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8118

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida