Andanças improvisatórias
Do corpo dinâmico à memória poética
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8118Palavras-chave:
Improvisação, Corporeidade, Ritmo, PerformanceResumo
Neste artigo traçamos uma linha temporal abarcando pesquisas, relatos e experiências nas quais a prática da improvisação na composição, na performance e em propostas para a graduação em Música se encontram. Neste percurso são trazidos estudos das áreas de Educação, da Etnomusicologia e da Cognição Musical com o intuito de contribuir para ampliar as ideias de improvisação a partir de experiências corporificadas, imersivas e espacializadas em processos criativos pessoais e seus desdobramentos. Conceitualmente, partimos da ideia da corporeidade como via cognitiva para o estudo de fenômenos rítmicos em propostas que conectam o movimento à performance no instrumento, traçando paralelos entre vivências em processos composicionais que se utilizam da improvisação e sua aplicação direta em contextos formativos de Música. Ao final deste percurso, sugerimos que as interações com o meio a partir de iniciativas de improvisação contribuam para a formação de espaços coletivos de memória, em um contexto onde o percurso artístico encontra-se com o percurso didático em situações poéticas, dinâmicas e corporificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.