“Descascou o medo pra caber coragem”

a Psicologia Crítica como perspectiva de análise da música-arte em Liniker no processo emancipatório queer.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7978

Palavras-chave:

Música, Identidade, Queer, Liniker, Psicologia Crítica

Resumo

Compreendendo que a artista Liniker manifesta em suas canções diferentes elementos que dizem sobre a realidade da comunidade LGBTQIA+, esta pesquisa objetiva investigar a potencialidade de ressignificação das vivências da identidade queer, tendo como objeto de análise as obras musicais “Psiu” e “Baby95” de Liniker. À luz do materialismo histórico, em leitura qualitativa, tornou-se possível compreender a identidade humana pelo seu caráter dialético de plasticidade e movimento, em que a música-arte pode atuar como instrumento de resistência contra uma realidade desumanizadora, transformando trajetórias e memórias demarcadas pelo estigma e exclusão. As identidades estão em constante construção, nesse processo a arte, política e ciência podem ser importantes aliados para romper a disseminação de relações sociais regidas pelos preconceitos. Assim, considerando a totalidade da voz, performance e letra, as histórias narradas pelas duas músicas refletem certa identidade coletiva, ao passo que desafiam a normatização inerente à lógica capitalista, com o potencial de desenvolver determinados processos emancipatórios. Na luta política, portanto, observamos a música como auxiliadora no percurso identidade-metamorfose-emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Azevedo da Silva, Universidade Federal de Catalão

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Catalão. Graduanda em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás. 

Fernando César Paulino-Pereira, Universidade Federal de Catalão

Psicólogo, graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela PUC-SP em Psicologia Social. Professor adjunto da Universidade Federal de Catalão.

Marcelo Vinicius Costa Amorim

Psicólogo, graduado pela Universidade Federal de Catalão. Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

de Azevedo da Silva, P., Paulino-Pereira, F. C., & Costa Amorim, M. V. . (2023). “Descascou o medo pra caber coragem”: a Psicologia Crítica como perspectiva de análise da música-arte em Liniker no processo emancipatório queer. O Mosaico, 17(2), 250–275. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7978

Edição

Seção

Outros temas