Pedagogia Hiphop

uma proposta de ensino baseada na perspectiva da dança breaking

Autores

  • Raphael Fernandes de Souza UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7974

Palavras-chave:

pedagogia, hiphop, dança, breaking

Resumo

Ao aproximar teorias da educação, na busca de encontrar possíveis diálogos metodológicos com ensino da dança Breaking, um dos elementos criativos da cultura Hip-Hop, é possível observar uma grande semelhança nos seus propósitos, objetivos, métodos e aplicações com propostas reconhecidas pelo ensino formal como verificado em Freire (1996), Hooks (2013), Robinson (2016), Camara (2020), Pacheco (2008), Resnik (2017), Saviani e Duarte (2012), Gardner (1995), e muitos outros renomados teóricos da área da Educação. Em comparação com as idéias da Universal Zulu Nation (2022), ONG responsável em organizar o Hip-Hop como ferramenta de transformação social, juntamente com a declaração da UNESCO, que indica desde de 2001 o Hip-Hop como  patrimônio da cultura internacional para a promoção da paz e prosperidade, a revisão desse artigo percebe a existência de um híbrido educativo pela possibilidade de uma Pedagogia Hip-Hop. No ponto de vista da dança Breaking, o artigo reflete sobre como os modelos de aprendizagem periférica podem sugerir novos ambientes de ensino para as instituições formais, tendo como ponto de partida o corpo em movimento. A reflexão de modelos educacionais periféricos que dialoguem com teorias da educação, podem contribuir na reflexão sobre possíveis aberturas para reconfigurar o ambiente escolar, motivando o uso do espaço para além de um momento de aprendizagem, conhecimento e reconhecimento global de mundo mas também de diversão. Compreendem-se a cultura, os indivíduos que usufruem da linguagem urbana, bem como seu impacto na sociedade, o que significa, também aproximar e descobrir meios para com ele atuar no mundo social para além dos muros da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Fernandes de Souza, UNESPAR

Professor, artista da dança, inquieto e multitarefa, busca no movimento e filosofia HIP-HOP uma poética de existir no espetáculo da vida. Graduado em Ed. Física (UTP), com especialização em Aprendizagem Criativa (M.I.T.edx), Artes Híbridas (UTFPR), Liderança e Aprendizado (Harvard.X), atualmente é Mestrando em linguagens Educacionais no ensino das Artes, pela UNESPAR, onde desenvolve uma pesquisa sobre modelos de ensino para Danças Urbanas, seu estilo de origem. Praticante, pesquisador e entusiasta da cultura Hiphop desde 2001.  

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Fernandes de Souza, R. (2023). Pedagogia Hiphop: uma proposta de ensino baseada na perspectiva da dança breaking. O Mosaico, 17(2), 199–213. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7974

Edição

Seção

Outros temas