Improvisação idiomática sobre harmonia anamórfica

o ritmo como catalisador da melodia e da harmonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7807

Palavras-chave:

Improvisação idiomática, Timeline, Live looping, Defasagem rítmica por processo aditivo, Anamorfismo harmônico

Resumo

Neste artigo relatam-se procedimentos de improvisação idiomática em que houve aplicações de timelines retiradas das Séries Rítmicas de José Eduardo Gramani e processos de defasagem rítmica desenvolvidos por Steve Reich, Michael Udow e Cesar Traldi mediante técnicas de live looping. A improvisação idiomática, neste contexto, subordina-se às mudanças harmônicas engendradas pelo aspecto rítmico. Realizaram-se laboratórios com técnicas de live looping por meio da DAW Reaper para lidar com o material sonoro, submetendo timelines retiradas das Séries à defasagem rítmica por processo aditivo, para estabelecer uma base de acompanhamento. Gerou-se a criação e performance de um produto artístico audiovisual e sua análise. Fez-se tangência com a arte visual anamórfica de Patrik Proško, fruto de uma pesquisa de mestrado em que se adotou metodologia própria do campo da Pesquisa em Artes. O programa Sonic Visualiser foi utilizado para a análise da peça engendrada na fase de laboratórios. Por fim, considerou-se que o aspecto rítmico passou a ser elemento catalisador da harmonia e improvisação, gerando anamorfismo harmônico. O fator inovador está na combinação de conceitos rítmicos e técnicas de live looping, engendrando um novo constructo artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César de Almeida Braga, Conservatório Municipal de Patos de Minas

César Braga (1979) é pianista popular, professor de música, com mestrado em Música pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduação em Música (Improvisação/Piano) pela UninCor. Iniciou seus estudos em música em 1990 na Fundação Cultural do Alto Paranaíba, Patos de Minas-MG (FUCAP) seguindo curso técnico em música sacra. Estudou piano jazz com Alexandre “Píu” Magno, improvisação linear com o prof. Dr. Ed Byrne, educação somática aplicada à técnica pianística com Douglas Johnson, e Rítmica Brasileira com Fábio Torres. Foi intercambista do Rotary em 1997 na cidade de Hafnarfjördur, Islândia. Atualmente é instrutor/teclado no Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues em Patos de Minas-MG, além de pianista e regente da Primeira Igreja Presbiteriana de Patos de Minas. 

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

de Almeida Braga, C. (2023). Improvisação idiomática sobre harmonia anamórfica: o ritmo como catalisador da melodia e da harmonia. O Mosaico, 17(2), 56–79. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.7807

Edição

Seção

Dossiê Improvisação e a linha da vida