ADAPTAÇÃO CRIATIVA NAS IMAGENS DO TARÔ DO TERREIRO DE UMBANDA PAI MANECO

Autores

  • Maria Cristina Mendes UEPG

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7560

Palavras-chave:

Tarô do Terreiro Pai Maneco, adaptação criativa

Resumo

O Tarô do Terreiro Pai Maneco, cujas imagens foram criadas por mim, é composto por vinte e dois Arcanos maiores e uma carta coringa. O objetivo deste artigo é apresentar partes do processo de criação em que identifico a atuação/ inspiração espiritual. Para tanto levanto questões acerca das formas de comunicação entre sagrado e religiosidade (ELIADE e HOOKS), destaco características dos processos tradutórios criativos (CAMPOS, PLAZA e SCHNAIDERMAN) e lanço luz sobre o valor da dúvida nos processos poéticos contemporâneos (FERVENZA, SALLES e TESSLER). Indago-me acerca do transitar sígnico identificado na realização das pinturas digitais, considerando a importância de tal ato para a difusão de uma religião de base afro-indígena-brasileira. Sob a ótica de uma crítica engajada e amorosa (HOOKS), acredito aprofundar relações dialógicas com as entidades espirituais por meio da pintura e da breve interpretação das cartas. A pesquisa oriunda da criação do Tarô se justifica pelo respeito à ancestralidade mágica e valorização da diversidade de credos não hegemônicos, elementos basilares para a potencialização da abordagem decolonial na cultura e na arte brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mendes, UEPG

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Linguagens pela UTP/PR, Especialista em História da Arte do Século XX (2000) e Bacharel em Pintura (1994) pela EMBAP/PR. Docente no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo e no curso de Artes Visuais na Unespar - Campus Curitiba II. Coordena o projeto de pesquisa "Adaptação cinematográfica: transmutação de sentidos nas apropriações realizadas pelo cinema a partir da literatura"  (2019 a 2023). Participa do Grupos de Pesquisa "Artes, cultura e subjetividades" (GPACS - PPG CINEAV/ UNESPAR) e "Educação Estética, Trabalho e Sociedade" (UTP). Tem experiência na área de Artes Visuais, Educação e Cinema, atuando nos seguintes temas: Teorias e História da Arte e da Imagem (Pintura e Cinema), Metodologia de Pesquisa e Poéticas Artísticas.

Downloads

Publicado

11-07-2023

Como Citar

Mendes, M. C. (2023). ADAPTAÇÃO CRIATIVA NAS IMAGENS DO TARÔ DO TERREIRO DE UMBANDA PAI MANECO. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7560

Edição

Seção

Dossiê Arte e Esoterismo