ESOTERISMO E ARTE

A PERSPECTIVA EGÍPCIA INICIÁTICA DA ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSACRUZ – AMORC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7559

Palavras-chave:

Esoterismo Ocidental, Arte Egípcia, Rosacrucianismo, AMORC

Resumo

Partindo-se de diferentes fontes: bibliográfica, entrevista e documentos, principalmente fotográficos, este estudo apresenta um panorama da arte egípcia na arquitetura, escultura e pintura do esoterismo templário da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis – AMORC. Como fontes bibliográficas, para situar o esoterismo praticado pela organização, utilizaram-se referências clássicas da Ciências das Religiões, bem como da História e História da Arte egípcia. A apresentação da AMORC, todavia, pautou-se por referências da própria Ordem, visto que é a partir dessa autoidentificação com a cultura e o misticismo egípcio que se dá a busca pelos elementos da arte egípcia materializados nas construções templárias. No estudo, pautou-se inicialmente pelos elementos arquitetônicos do início do século XX nos EUA, porém, concentra-se na arte produzida pelos próprios membros da Loja Rosacruz São Paulo – AMORC (LSP), a mais antiga do Brasil, pois, a exemplo do que acontecia (e acontece) no âmbito das construções sagradas, a materialização dos anseios de sua arte se concretiza pelas mãos de seus próprios membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo V. Berni, Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD)

Psicólogo, mestre em Ciências da Religião (PUC-SP), doutor em psicologia (USP), pesquisador do Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD). 

Downloads

Publicado

11-07-2023

Como Citar

Berni, L. E. V. (2023). ESOTERISMO E ARTE: A PERSPECTIVA EGÍPCIA INICIÁTICA DA ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSACRUZ – AMORC. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7559

Edição

Seção

Dossiê Arte e Esoterismo