VIA CORPORIS

CONEXÕES ENTRE TRADIÇÕES ESOTÉRICAS, VIDA E BORDADO.

Autores

  • Maria Virginia Gapski Giordani Universidade Estadual do Paraná
  • Elisa Peres Maranho Universidade Federal do Paraná
  • Keila Kern Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7455

Palavras-chave:

Poéticas visuais, Arte têxtil, Esoterismo, Rito, Processos de criação

Resumo

No presente trabalho será apresentado parte do processo de criação e elaboração da instalação produzida em arte têxtil Via corporis. Um processo de pesquisa em poéticas visuais. A criação dos bordados os quais denominam-se “peles”. No referencial estético trago as obras de Julia Panadés e Bené Fonteles, ambos artistas brasileiros que trabalham com arte têxtil e usam do conceito de sudário e ritual em seus processos artísticos. Apresento as possíveis relações de Via corporis com as esferas do ritual e da magia tendo como base as obras de Leonora Carrington e Bené Fonteles, apresentando outros artistas que também trouxeram para obras elementos do esoterismo. Concluindo a discussão com o conceito de profanação tratado por Giorgio Agamben. Em diálogo com esse texto observo que a instalação se constitui num limiar de transgressão tanto dos rituais de visitações de exposições de arte quanto do ritual da própria Via crucis, promovendo um atravessamento de ambas as esferas, da arte e do rito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Virginia Gapski Giordani, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Licenciatura em Artes pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Narrativas Visuais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, é Bacharel em Escultura pela Universidade Estadual do Paraná. Provada no processo seletivo do mestrado PPG Artes UNESPAR, para ingresso no ano de 2023. Fez também iniciação científica em poéticas visuais pela Unespar, orientada pela professora Bernadette Panek. Aprofundou seus estudos em Artes Visuais em um semestre na Universidad de Playa Ancha (Chile). Há oito anos dedica-se as artes visuais com foco no tridimensional, na escultura, principalmente na técnica da cerâmica e na arte têxtil. Também atua como professora da disciplina de artes no ciclo fundamental II, na prefeitura de Curitiba e em escolas estaduais.

Elisa Peres Maranho, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Narrativas Visuais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e em Gestão de Pessoas e Marketing pela Faculdade Metropolitana de Maringá. Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Maringá. Atua como professora nos cursos de Comunicação e Multimeios, Publicidade e Propaganda, Design e Comunicação Organizacional, nas áreas: audiovisual, narrativas visuais, criatividade, comportamento do consumidor e planejamento estratégico. Desenvolve pesquisas na área de comunicação e imagem. Possui experiência no mercado publicitário e em marketing com atuação profissional nas áreas: gestão de marca, atendimento, mídia e planejamento criativo.

Keila Kern, Universidade Estadual do Paraná

Doutora e Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Poéticas Visuais da Universidade de São Paulo/USP. Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP em Curitiba. Professora do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, Campus de Curitiba I, desde 2016 desenvolve pesquisa direcionada à integração da América Latina aos conteúdos universitários. Atua como artista em Curitiba.

Downloads

Publicado

11-07-2023

Como Citar

Gapski Giordani, M. V., Peres Maranho, E. ., & Kern, K. . (2023). VIA CORPORIS: CONEXÕES ENTRE TRADIÇÕES ESOTÉRICAS, VIDA E BORDADO. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7455

Edição

Seção

Dossiê Arte e Esoterismo