Quando “Isso” se torna uma dança coletiva: Uma abordagem sobre a produção de enunciados performativos em dança a partir do processo de criação de Rasuras

Autores

  • MILENE DUENHA

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6983

Palavras-chave:

Composição em dança, Enunciados performativos, Modo Operativo AND, Dança e política

Resumo

O presente texto parte de uma experiência de criação junto ao UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - para discutir possibilidades compositivas em Dança e seus aspectos ético-políticos a partir de uma investida na noção de enunciado performativo, aqui compreendido como ação do corpo capaz de figurar e/ou reiterar dinâmicas discursivas diversas. Para tanto, se realiza um breve percurso descritivo da prática desenvolvida junto ao Núcleo UM com base em um dos exercícios do sistema Modo Operativo AND: o “Jogo do enunciado” ou jogo do “Isto-Isso-Isto” e se desenvolve um percurso reflexivo acerca da ideia de enunciado performativo e criação em dança com referência na abordagem do discurso, como trazido por Michel Foucault.

 

 

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

DUENHA, M. (2022). Quando “Isso” se torna uma dança coletiva: Uma abordagem sobre a produção de enunciados performativos em dança a partir do processo de criação de Rasuras. O Mosaico, 15(1), 24–41. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6983

Edição

Seção

Dossiê Rasura: Enunciados Performativos