Entre Tantas e Tantas, o humor conecta e vira dança

Autores

  • Gladistoni dos Santos UNESPAR - FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6976

Palavras-chave:

dança, humor, Entretantas Conexão em Dança, pandemia

Resumo

Este artigo é fruto do desejo de especular o humor na dança a partir da articulação entre as ideias de algumas autoras, dentre elas, Verena Alberti, Henri Bergson e Abrão Slavutzky e o modo como o humor foi sendo testado no corpo a partir da trajetória e contexto de criação da Entretantas Conexão em Dança.Nessa perspectiva, o humor, em sua relação indissociável com a morte e o amor, aparece como estratégia de aproximação entre público e obra a fim de problematizarmos e alcançarmos juntos outros jeitos de experimentarmos danças. Aqui quem escreve é a pesquisadora que é mãe, mulher, artista, professora atravessada pela pandemia num país chamado Brasil e assim, o ato de escrever, também se dá em estado de susto com humor, provocado pelos desajustes e resultado das fricções entre os tempos, passado e presente e do borrar inevitável entre teoria e prática, vida e arte, contextos cotidianos e artísticos dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladistoni dos Santos, UNESPAR - FAP

Gladis das Santas tem na dança seu modo de existir no mundo, inventando jeitos de encontrar, misturar, atravessar. Foi artista co-criadora e produtora da Entretantas Conexão em Dança (2008 a 2002). É docente e pesquisadora na graduação em Dança da FAP/UNESPAR, mestre em Dança pelo PPGD na Universidade Federal da Bahia - UFBA e doutoranda em Teatro no PPGT na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. Nutre suas investigações nas relações entre a dança, o humor, a produção colaborativa com mulheres, artistas, alunes, público, rua e cotidiano.É mãe de Olívia e Gustavo.    

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

dos Santos, G. (2022). Entre Tantas e Tantas, o humor conecta e vira dança. O Mosaico, 15(1), 116–141. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6976

Edição

Seção

Dossiê Rasura: Enunciados Performativos