Um Núcleo: reflexões sobre registro audiovisual de improvisos em dança e música.

Autores

  • Fabio Cadore Unespar - FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6975

Palavras-chave:

audiovisual, vídeo-música, videodança

Resumo

A partir da necessidade de documentar em vídeo e áudio uma pesquisa de improviso em dança contemporânea e música, surgiram questões relacionadas ao ato de registrar uma performance artística. Durante o primeiro semestre de 2022 realizou-se encontros para improviso no Um Núcleo de Pesquisa Artística em Dança, na Faculdade de Artes do Paraná, Unespar Curitiba Campus II. Os encontros foram filmados por celular e os sons dos instrumentos gravados através de placa de som. A soma de arquivos de áudio e vídeo em softwares de edição abriram questões referentes às fronteiras entre o registro com pretensão de ser o mais fiel ao evento ocorrido e as modificações do vivenciado em função das escolhas arbitrárias de enquadramento da câmera e as diferenças de qualidade entre o que foi ouvido pelos participantes e o que foi captado pelos equipamentos de áudio. Como consequência percebeu-se que registrar é escolher, o audiovisual é sempre uma leitura possível do momento único experimentado. O material bruto captado então foi encarado como matéria prima para a construção de obras audiovisuais que já não mais retratam e documentam e sim contam uma nova narrativa, e, assim, o processo de edição pode ser visto como semelhante ao processo de composição tanto coreográfica quanto musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Cadore, Unespar - FAP

Músico percussionista autodidata com graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, ano 2002. Especializando em Música Eletroacústica pela Faculdade de Artes do Paraná, ano 2021. Estudante de percussão Mandeng  com Mamady Keita, Sekouba Oularé, Bolokada Konde e outros mestres da cultura africana. Pesquisador independente de percussão acoplada a dispositivos eletroacústicos utilizados na composição audiovisual voltada para mídias digitais e internet. 

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Cadore, F. (2022). Um Núcleo: reflexões sobre registro audiovisual de improvisos em dança e música. O Mosaico, 15(1), 89–99. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6975

Edição

Seção

Dossiê Rasura: Enunciados Performativos