Ada Mcgrath: a construção subversiva de uma protagonista em O Piano, de Jane Campion

Autores

  • Lívia Salvatti Zanuni Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6801

Palavras-chave:

Jane Campion, Ada McGrath, Olhar Feminino, Subversão

Resumo

Considerando a trajetória de Jane Campion, uma das sete mulheres que foram indicadas ao Oscar de Melhor Direção e a primeira a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes em tal categoria, esta pesquisa toma como objeto de análise a obra O Piano (1993), roteirizada e dirigida pela referida cineasta. O foco do artigo será o modo insurgente como Campion constrói sua protagonista, Ada Mcgrath, ou seja, de que maneira a criação de uma personagem feminina a partir do olhar de uma roteirista e diretora constitui a subversão de Ada. A análise será realizada a partir de três aspectos principais que sinalizam a resistência, tal qual a insubmissão desta personagem: a relação da Ada com o ambiente, a relação da Ada com as demais personagens e a relação da Ada com ela mesma. Para isso, é utilizado o conceito de female gaze apresentado por Joey Soloway na master class no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Salvatti Zanuni, Universidade Estadual do Paraná

Lí­via Zanuni é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná - FAP. Possui interesse nas áreas de fotografia e edição. Co-dirigiu e fez direção de fotografia no curta-metragem documental "Além de Tudo, Ela" exibido no 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba. E também no curta "Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?" , que foi selecionado para a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebeu uma Menção Honrosa no Festival Internacional de Curtas Pangeia e o Troféu Borboleta de Ouro Nacional, juntamente, com o Prêmio Aquisição Cardume na 32° edição do Festival Internacional de Curtas Metragem de São Paulo - Kinoforum. Atualmente, trabalha como assessora na Secretaria de Relações Públicas da Prefeitura Municipal de Capivari.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Zanuni, L. S. (2022). Ada Mcgrath: a construção subversiva de uma protagonista em O Piano, de Jane Campion. O Mosaico, 15(1), 256–281. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6801

Edição

Seção

SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS