Confluência entre corpo, memória e narrativas nas artes da cena

Caminhando para si

Autores

  • João Vítor Ferreira Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Corpo-Memória, Histórias Orais, Memória de Mulheres, Pesquisa de Escuta, Performance Artística

Resumo

Neste artigo, discutiu-se acerca de Corpos, Memórias e Ancestralidades, entendendo que são territórios que se convergem e levam os indivíduos ao encontro consigo mesmos a partir do momento que ocupam os porões das memórias. Por meio da realização da Pesquisa de Escuta, a artista-pesquisadora teve como objetivo tomar conhecimento acerca das influências das contações de histórias em nossa sociedade, visto que é um ato que veio ao longo dos tempos resistindo aos diversos atravessamentos culturais, e assim as trouxe para a cena performática. Por fim, lançou-se mão de uma prática cênica artística, intitulada Desalojada (2019), resultado parcial do encontro da autora consigo mesma e de sua pesquisa de doutoramento, em andamento no PPGAC da UDESC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Teatro no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes da UDESC, área de Artes da Cena. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Graduado em Teatro pela UFRN e Graduado em Pedagogia pela UNINASSAU.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Nunes, J. V. F. (2022). Confluência entre corpo, memória e narrativas nas artes da cena: Caminhando para si. O Mosaico, (23), 173–188. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/6797

Edição

Seção

Dossiê Rasura: Enunciados Performativos