O TREINAMENTO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO ATOR.

Autores

  • Nayara Tamires Correia Araujo Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Rodrigo Lanzoni Fracarolli Universidade Estadual de Maringá
  • Ludmila Castanheira Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.505

Resumo

O presente artigo procura discutir e destacar a importância do treinamento pessoal do ator. Com base nas vivências das oficinas com os atores do grupo Lume Teatro e na pesquisa deles, buscamos colocar em prática as experiências e explorá-las a fim de observar, através das aproximações entre a teoria e prática, as possí­veis contribuições do treinamento energético para o trabalho do ator, na experiência dentro do Grupo de Estudos do Corpo do Ator - GECA com a cena "Entre Calçadas" .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Tamires Correia Araujo, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Durante a graduação fundou juntamente com alguns alunos do curso o Grupo de Pesquisa do Corpo do Ator (GECA) que pesquisavam métodos pedagógicos e funcionais para o treinamento do corpo do ator. Tal pesquisa resultou no seu Projeto de Iniciação Cientí­fica (PIC) que foi apresentado no EAIC 2014 e em duas cenas curtas que participaram de festivais da região de Maringá, Sumaré e Assis.

Rodrigo Lanzoni Fracarolli, Universidade Estadual de Maringá

Professor de Engenharia de Produção da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e acadêmico do 3ª ano do curso de Licenciatura em Artes Cênicas - UEM. Ator-pesquisador, possui uma iniciação cientí­fica que procura estudar o treinamento do corpo do ator dentro da Commediadell'Arte ministrando oficinas e cursos de extensão. Organizador do evento brasileiro vinculado ao Commediadell'Arte Day de 2013 e 2014. Participou de projetos de Extensão dentro da Universidade que estudam a figura do clown dentro de hospitais (Médicos da Graça) e o clown como figura cômica dentro do teatro (Grupo de Pesquisa e Experimentação cotidiana que utiliza como paradigma a figura do clown). Participa do Grupo de Teatro Maringaense (TUM), no qual participou como ator na peça "A visita de velha senhora" nos festivais de Sertãozinho (SP), Paranavaí­ (PR), Londrina (PR). Blumenau (SC) e Gaspar (SC). Participa de intervenções artí­sticas e peças do grupo Circo Teatro sem Lona. Participou de oficinas ministradas pela Silvia Leblon (Corpo, estado e criação no jogo do palhaço), pelo grupo Barbatuques (Corpo Coletivo Barbatuques), por Gabriela Rabelo (O processo de Criação Dramatúrgica: realidade, memória e imaginação) e por Flávio Amado (Oficina de Introdução aos Jogos de Coro e Corifeu). Participou da oficina de Commediadell'Arte ministrada pelo diretor italiano Roberto Innocente. Atualmente participa como ator do GECA - Grupo de Estudos do Corpo do Ator, no qual participou das peças "As Moedas do Pantalone", "As trapalhadas dos Zanni" e "Entre calçadas". Possui uma iniciação cientí­fica (PIC) que pesquisa o treinamento energético como caminho para o trabalho do ator.

Ludmila Castanheira, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ludmila Castanheira é arte-educadora, atriz e performer, formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2006. Como aluna especial, cursou a disciplina "Corpo-em-arte, Corpo Subjétil" (2007), de Renato Ferracini, no Instituto de Artes da Unicamp. Em 2011, defendeu sua dissertação de mestrado na PUC-SP, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, sob orientação de Christine Greiner. Atualmente é professora orientadora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Trad. Luí­s Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.

BROOK, Peter. A Porta Aberta. Trad. Antonio Mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BURNIER, Luiz Otávio. Arte de Ator: da técnica í representação. Campinas: Editora UNICAMP, 2001.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. 1ª edição.

FERRACINI, Renato. Treinamento Energético e Treinamento Técnico do Ator. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nª3, pág. 94, mar. 2000.

FREIRE, Murillo. Treinamento Pré-Expressivo, Biomecânica e Ações Fí­sicas – Labor e Arte do Atuante¹. Revista do Lume. UNICAMP – LUME – COCEN. Campinas: UNICAMP, nº 07, p.95, mar. 2008.

FREITAS, Jussara Gomes da Silva de. Sobre a teoria dos gêneros dramáticos, segundo Diderot, e sua aproximação da Poética de Aristóteles. Revista Eletrônica de Pesquisa na Graduação em Filosofia. São Paulo: Unesp, nº2,p. 01, vol. 4, 2011.

GROTOWSKI, J. Em busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre Ações Fí­sicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Downloads

Publicado

01-12-2015

Como Citar

Araujo, N. T. C., Fracarolli, R. L., & Castanheira, L. (2015). O TREINAMENTO: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO ATOR. O Mosaico, 7(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2015.7.1.505