Do acaso ao iní­cio: notas autobiográficas como observação do processo mental da conceituação de uma obra audiovisual (e suas referências)

Autores

  • Daniel Rojas Silva PPG CineAV - Unespar/FAP

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4619

Resumo

A partir de um olhar autobiográfico, investigamos acontecimentos e referências de variadas fontes que se referem e cruzam minha vida na conceituação de obra audiovisual em processo de criação denominada "˜190_lfa'. Este trabalho concatena conceitos gerais e artí­sticos como direcionamento no momento de sua criação: documentário poético e ruí­nas, música ambiente e paisagem sonora, percurso. Partindo das notas aqui compartilhadas, relacionamos obras artí­sticas, conceitos e situações a fim de identificar as tangências entre tais elementos que levaram ao conceito do referido trabalho. Ao mesmo tempo podemos observar os traços da gênese de um trabalho artí­stico partindo das percepções de seu criador. Para tal observação, recorremos à Fayga Ostrower ao associar os acasos significativos à criação artí­stica e à Cecí­lia Salles juntamente de seus dispositivos e conceituações referentes ao processo criativo. Tendo em vista que o perí­odo prévio à criação de uma obra de arte também se caracteriza como parte do percurso de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rojas Silva, PPG CineAV - Unespar/FAP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Ví­deo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do Paraná (FAP), vinculado í  linha de pesquisa Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Ví­deo e licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição.Produção e pesquisa direcionados ao audiovisual.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Silva, D. R. (2022). Do acaso ao iní­cio: notas autobiográficas como observação do processo mental da conceituação de uma obra audiovisual (e suas referências). O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4619