PRÁTICAS DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA CRIAR-ENSINAR-APRENDER DANÇA EM COLETIVO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA DA UNESPAR- CAMPUS CURITIBA II

Autores

  • Bruna Ramos Tomaz Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Fernanda Goya Setúbal Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Nara Corrêa Vargas Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Renata Santos Roel Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4611

Resumo

Neste artigo relatamos as experiências vividas no Estágio Supervisionado em Dança II do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR - Campus CURITIBA II durante o primeiro semestre do ano de 2021. Adentrar os encontros do grupo Nós de Dança do municí­pio de Sobral - CE ampliou a percepção e trouxe pistas para discutir práticas artí­stico-educacionais em dança que exercitam tentativas de relações horizontais e democráticas. No decorrer do processo, foi urgente reinventar as práticas pedagógicas devido à pandemia da Covid-19, e neste percurso constatou-se a urgência da escuta e do diálogo nos encontros e a afirmação de criar-ensinar-aprender dança a partir dos tensionamentos e construção de ví­nculos. As articulações conceituais aqui expostas se tecem da composição e fricção com as vozes de artistas e pesquisadores do campo da dança, educação e psicanálise, des integrantes do grupo Nós junto das anotações sensí­veis do campo de estágio.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ramos Tomaz, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduanda no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), atualmente bolsista pela Fundação Araucária do Programa de Iniciação Cientí­fica da UNESPAR, além de trabalhar em projetos de extensão, pesquisa e voluntariado no Paraná e em Santa Catarina.

Fernanda Goya Setúbal, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2018). Atualmente é graduanda no curso de Dança, habilitação em licenciatura e bacharelado, pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Ao longo das duas graduações participou de projetos na área de ensino, pesquisa e extensão.

Nara Corrêa Vargas, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Artista e pesquisadora do corpo e movimento, graduanda no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), onde desenvolve o Programa de Iniciação Cientí­fica sendo bolsista pela Fundação Araucária.

Renata Santos Roel, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Renata Santos Roel é artista-docente e pesquisadora da área da Dança residente em Curitiba. Professora colaboradora desde 2015 do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR- Campus Curitiba-II. Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia e Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Tomaz, B. R., Setúbal, F. G., Vargas, N. C., & Roel, R. S. (2022). PRÁTICAS DE DIÁLOGO E ESCUTA PARA CRIAR-ENSINAR-APRENDER DANÇA EM COLETIVO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA DA UNESPAR- CAMPUS CURITIBA II. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4611

Edição

Seção

SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS