SETE PALMOS DE TERRA: REFLEXÕES SOBRE DANÇA, COREOEDIÇÃO E PROCESSO DE CRIAÇÃO EM CONTEXTO

Autores

  • Helen Cristiane Aguiar Universidade Federal Paraná

Resumo

Resumo: Este ensaio tem a intenção de descrever e refletir sobre a obra artí­stica Sete Palmos de Terra, criada em 2021 para a Téssera Companhia de Dança da UFPR de modo a apontar a historicidade no processo de criação. Trata-se de uma obra videodançante, criada e coreoeditada durante a pandemia da covid-19. Sua concepção, para execução ao ar livre e em cova rasa, sugere retorno à terra e surge como metáfora de uma angustia dançada. O objetivo da investigação aqui proposta é ancorar-se na abordagem metodológica da crí­tica de processo proposta por Cecí­lia Almeida Salles (2000; 2006; 2013), por permitir um percurso reflexivo que convida pesquisadores e os próprios artistas a pensar sobre o processo de criação a partir de documentos, anotações, vestí­gios, além de relações complexas que permeiam a obra em sua gênese. Rastros artí­sticos, reverberações que perduram e permeiam a obra [in]acabada, são memórias artí­sticas que carregam um pouco da história de sua construção e traduzem o [re]conhecimento de um funcionamento criativo não linear e contextualizado, e realçam o processo de criação em movimento constante.

Palavras-chave: Processo de criação; Dança; Videodança; Corpo; Edição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Cristiane Aguiar, Universidade Federal Paraná

Mestre em Educação, Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano - UFPR/2016; Pós-graduação, Especialização em Estética e Filosofia da Arte - UFPR/2010; Graduação Bacheralado - FAP/2003; licenciatura - FAP/2008. Coreógrafa da Unidade de Dança - COC/PROEC/UFPR.DRTs Artista - bailarina/coreógrafa nº 23547/PR; Técnica - Dir. de Produção nº 18844/PR.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Aguiar, H. C. (2022). SETE PALMOS DE TERRA: REFLEXÕES SOBRE DANÇA, COREOEDIÇÃO E PROCESSO DE CRIAÇÃO EM CONTEXTO. O Mosaico, (22). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4600