A DISCIPLINA DE DESENHO NA EMBAP

Autores

  • Perci Cristina Klug Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4595

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a disciplina de Desenho, como parte integrante do currículo do curso superior de Licenciatura em Desenho, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP em Curitiba. A delimitação temporal é justificada por meio das prescrições localizadas nas ementas da Disciplina de Desenho na EMBAP e compreende o período que inicia em 2000, ano das ementas referente à disciplina de Desenho até o ano de 2011, quando ocorre a modificação para Licenciatura em Artes Visuais. O aporte teórico se ampara André Chervel com a História das Disciplinas; e Roger Chartier para dar suporte às discussões acerca do tempo presente. As fontes utilizadas são essencialmente institucionais e oficiais, as quais incluem currículos do curso, ementários das disciplinas, leis federais e estaduais que foram fundamentais para compreender a constituição da licenciatura, a composição da grade de disciplinas e o conteúdo programático da disciplina de Desenho. Como parte da análise foram considerados os conteúdos das disciplinas, levando em conta outros aspectos estruturais. Os resultados apontam para a coexistência de diversos tipos de desenho nos currículos analisados. Esses resultados possibilitaram compreender em que condições a disciplina de Desenho se consolidou e como se estabeleceu como prática escolar no ensino superior no curso de Licenciatura em Desenho na EMBAP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perci Cristina Klug Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Educação pela UFPR - Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Bolsista CAPES. É Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História Intelectual e Educação - GPHIE (UFPR). Possui graduação em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2004), especialista em Formação de professores no ní­vel Superior, Técnico e Tecnológico, pela Universidade Positivo, graduação em Pedagogia pela FAEL e graduação em Gravura pela UNESPAR - EMBAP. Artista visual. Suas pesquisas orbitam a arte contemporânea, desenho, pintura, gravura, fotografia e História da Arte do Paraná.

Downloads

Publicado

30-05-2022

Como Citar

Klug Lima, P. C. (2022). A DISCIPLINA DE DESENHO NA EMBAP. O Mosaico, 14(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2022.14.1.4595

Edição

Seção

SEÇÃO – ARTIGOS OUTROS TEMAS