A/R/TOGRAFIAS: CORPOS DANÇANTES, DOCENTES PESQUISADORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Carla Carvalho
  • Marco Aurélio da Cruz Souza

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4443

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos que se entreleçam no processo de formação de um artista, professor, pesquisador na área da dança. É um estudo qualitativo que analisa três pesquisas a/r/tográficas realizadas num curso de formação em licenciatura em dança numa universidade brasileira. Faz parte dos estudos do GP Arte e Estética na Educação. Os trabalhos foram selecionados segundo três critérios: ser a/r/tografia; refletir sobre processos com estudantes; e ter relação com a educação básica. Os dados indicam que, nesse processo, a a/r/tografia, como metodologia de pesquisa, possibilitou que as pesquisadoras se deparassem frente aos dados e, com eles se percebessem criadoras de seu processo de pesquisa, de docência e de arte. A a/r/tografia foi reconhecida como prática de criação intencional na relação com a pesquisa, aspecto que já estava presente em suas práticas artí­sticas e docentes. Ainda, pode-se afirmar a potência da a/r/tografia na formação nas licenciaturas em arte numa relação entre a pesquisa e o processo de formação docente, o que afirma a condição da pesquisa enquanto princí­pio de educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Carvalho, C., & Souza, M. A. da C. (2024). A/R/TOGRAFIAS: CORPOS DANÇANTES, DOCENTES PESQUISADORES EM FORMAÇÃO. O Mosaico, 13(3). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.3.4443