TECIDO ACROBÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • João Paulo Oliveira do Nascimento Universidade Federal do Amazonas
  • Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde Universidade Federal do Amazonas
  • Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O tecido acrobático é uma modalidade circense que trabalha uma gama de qualidades fí­sicas, como força, resistência, flexibilidade e sobretudo observa-se que a sua prática e seus praticantes acabam por desenvolver e aprimorar qualidades cognitivas e afetivas, atrelando a momentos do dia a dia, trazendo um intrí­nseco pensamento acerca do corpo, do lazer e do pensar-fazer artí­stico. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tecido acrobático. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva do tipo revisão sistemática integrativa. Encontrou-se um total de 7 artigos publicados que atendiam as necessidades da revisão. Os principais pontos em destaque dos trabalhos foram: a prática do tecido no Brasil; benefí­cios da prática do tecido acrobático e o desenvolvimento cognitivo e motor dos praticantes; tecido acrobático e escola; interdisciplinaridade do tecido: corpo-tecido-dança e Instrumentos de pesquisa voltados para o desenvolvimento e avaliação dos praticantes de tecido. Como principal conclusão, observou-se que há poucos trabalhos relacionados a essa modalidade que vem crescendo, e por isso, destaca-se que é importante fazer pesquisa nessa temática, pois quanto maior o conhecimento acerca dessa modalidade, mais fácil e diretivo seria na sistematização de sua prática em busca de objetivos especí­ficos (desenvolvimento), e auto conhecimento corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui especialização em Educação Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Faculdade Salesiana Dom Bosco e especialização em Ergonomia pela Bio Cursos. Licenciado em Educação Fí­sica, pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Professor de Educação Fí­sica na Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Atua como professor voluntário da Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia - FEFF/UFAM e no Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica - PRODAGIN/UFAM. Tem experiência na área da Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação fí­sica escolar, educação inclusiva, dança e ginásticas.

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente é professor assistente ii da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Ginástica e dança.

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

Nascimento, J. P. O. do, Cabo Verde, E. J. S. R., & Corrêa, L. da S. (2021). TECIDO ACROBÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. O Mosaico, (20). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/3853