O CAMELÓDROMO E O ARTISTA: A APROPRIAÇÃO NAS OBRAS DE NELSON LEIRNER E MAREPE

Autores

  • Mateus Albach Margraf Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Renato Torres Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3837

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de apropriação em Artes Visuais, em especial nas obras de Nelson Leiner e Marepe. Essa pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa analisa como objetos banais, normalmente presentes em lojas populares e camelôs, ganham novos significados ao serem deslocados para espaços de discussão sobre Arte. Para tanto, recorremos principalmente aos teóricos Bourriaud (2009) e Chiarelli (2001), para discutir derivações da apropriação nos vieses da pós-produção e do citacionismo. É notório que tanto o mercado popular quanto o mercado de Arte se tornaram referências para as práticas artí­sticas contemporâneas, sobretudo após a Pop Art, seja pela forma de crí­tica ao capitalismo ou pelo deslumbramento com as trocas culturais e sociais. Nesse sentido, a apropriação enquanto operação artí­stica propõe a passagem da manipulação de matéria prima na construção de imagens para a manipulação de sentidos produzidos pelo agrupamento de objetos prontos e pelos contextos em que eles são apresentados.

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Biografia do Autor

Mateus Albach Margraf, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Acadêmico Bolsista Voluntário (PROVIC) do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: mateusmargraf@gmail.com . Currí­culo lattes: http://lattes.cnpq.br/4032040235177471

Renato Torres, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UTP. Graduado em Gravura e em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Professor da UEPG, atuando no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE-UFPR) e do grupo de pesquisa Interação entre arte, ciência e educação (INTERART-UEPG). E-mail: torresrenato@yahoo.com.br . Currí­culo lattes: http://lattes.cnpq.br/2084327125379221

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Publicado

28-04-2021

Como Citar

Margraf, M. A., & Torres, R. (2021). O CAMELÓDROMO E O ARTISTA: A APROPRIAÇÃO NAS OBRAS DE NELSON LEIRNER E MAREPE. O Mosaico, 13(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2021.13.1.3837