IMPLICAÇÕES DA IMPROVISAÇÃO NO TEATRO: PROCEDIMENTOS E RECEPÇÃO

Autores

  • Rafaela Ricardo Santos Marcolino UNESPAR
  • Robson Rosseto

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2014.6.1.318

Resumo

Este artigo discute a improvisação teatral a partir de conceitos empregados por pesquisadores que investigam o improviso nas práticas cênicas, no qual colaboraram para uma reflexão sobre os procedimentos utilizados por determinados coletivos. O texto também discute o papel do espectador em processos teatrais contemporâneos, identificando o uso do improviso como potência no aprofundamento dos estudos cênicos e da experiência de cada artista com o público.

PALAVRAS-CHAVE: improvisação teatral; processo colaborativo; recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Ricardo Santos Marcolino, UNESPAR

Mestranda em Comunicação e Linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná, com pós graduação Interdisciplinar em Artes e Ensino de Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, graduada em Publicidade e Propaganda pela faculdade Unibrasil.

Robson Rosseto

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e docente da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná.

Publicado

01-12-2014

Como Citar

Marcolino, R. R. S., & Rosseto, R. (2014). IMPLICAÇÕES DA IMPROVISAÇÃO NO TEATRO: PROCEDIMENTOS E RECEPÇÃO. O Mosaico, 6(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2014.6.1.318