A FORMAÇÃO DO ATOR: POR UM ATOR-EMANCIPADO

Autores

  • Ricardo Di Carlo Ferreira UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II

Resumo

A pesquisa ora apresentada possui caráter de revisão bibliográfica e dedica-se à investigação da formação atorial, da Antiguidade à Contemporaneidade, ancorando-se na análise reflexiva a respeito das pedagogias do ator, que congregam o entendimento histórico reconstruí­do sobre o artista cênico e a sua formação. Desse modo, a argumentação considera as notórias transformações das concepções metodológicas do processo de profissionalização atorial, que em seu transcorrer histórico vieram a balizar as perspectivas contemporâneas de aprendizagem sob o viés do trabalho do ator sobre si mesmo, e, portanto, a de um artista da cena que opera a partir da criação de si. Nesta esteira, este estudo ancora-se em um primeiro momento no rascunho histórico evolutivo das teorias do ator, em seguida busca identificar os aspectos operativos cogentes ao suporte de sua qualificação formal/informal nos espaços contemporâneos de formação. E, finalmente, propõe possí­veis caminhos de realização atorial ao artista da cena que venham a lhe possibilitar a sua permanência no campo atuacional pelo viés da formação de um ator-emancipado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Di Carlo Ferreira, UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II

Especialista em Metodologia do Ensino de Artes – UNINTER. Acadêmico do Programa de Iniciação Cientí­fica da Unespar – PIC. Graduando do curso superior de Licenciatura em Teatro Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Bacharel em Administração - FAculdades SPEI. E-mail: ricodicarlo@gmail.com.

Downloads

Publicado

13-02-2020

Como Citar

Ferreira, R. D. C. (2020). A FORMAÇÃO DO ATOR: POR UM ATOR-EMANCIPADO. O Mosaico, (18). Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2840

Edição

Seção

SEÇÃO-ARTIGOS